top of page

LGBTQIA+


O ano é 2021 e estamos em junho, o mês da representatividade LGBT. Porém, ainda há pessoas que não sabem o que a sigla é e o que ela representa. A sigla foi criada na década de 90 para unir todas as pessoas que fazem parte da comunidade, como gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, assexuais, etc.

O mês de junho é comemorado no mundo inteiro como o mês do orgulho LGBT. Foi em 28 de junho de 1969 que aconteceu a Rebelião de Stonewall, nos Estados Unidos.

Stonewall Inn é o nome de um bar em Nova York que na década de 60 era muito popular entre a comunidade gay. Em 1969, ser gay era crime em boa parte dos Estados Unidos.

Mas você deve se perguntar? Como é possível um bar gay num lugar onde a homossexualidade é crime? A polícia costumava fazer vista grossa, mas no dia 28 de junho os policiais resolveram invadir o bar e prenderam vários frequentadores, em especial travestis e drag queens porque usavam roupas do sexo oposto. Por isso o dia 28 de junho passou a ser o dia oficial do Orgulho LGBT.


ORGULHO



Porque falamos ainda, nos dias de hoje, de orgulho LGBT? É preciso mesmo criar esse rótulo e, ainda por cima, levantar uma bandeira? Muita gente deve fazer essas perguntas toda vez que um gay assistem a alguma parada gay pela televisão. Tem gente até que acredita que deveria ser criado o Dia do Orgulho Hétero em resposta, mas será mesmo necessário?

Pense bem: pessoas que não fazem parte da comunidade LGBT sofrem preconceito apenas por sua orientação sexual? Sofrem e tem medo de não serem aceitos pela sociedade e pelas suas famílias? Creio que todos concordamos que não.

A verdade é que o Orgulho LGBT tem sua importância por conta de uma história de lutas e de preconceitos. Então ao invés de querer um dia do Orgulho Hétero fique feliz por não precisar de um.


REPRESENTATIVIDADE



No dia 13 de junho a Nickelodeon assumiu que a personagem mais querida e carismática da Fenda do Biquíni faz parte da comunidade LGBT. Bob Esponja Calça Quadrada teve sua sexualidade oficializada pela Nickelodeon, que anunciou que ele é gay e vestiu o personagem com as cores da bandeira do movimento. Isso se chama representatividade, mas por que isso importa?

É importante inserirmos no nosso cotidiano através de filmes, séries, desenhos, livros, etc, a ideia de que essa comunidade não é um bicho de sete cabeças e que merecemos nosso destaque na sociedade como qualquer outra comunidade. Acreditamos que cada vez mais estamos ganhando voz e espaço, mas ainda há muito a ser feito.

Por isso se você se interessou pelo assunto e quer ver mais coisas com representatividade LGBT vou deixar aqui umas indicações de filmes e séries que você pode assistir com sua família.

  • Com Amor, Simon (2018)

  • Brooklyn 99 (2013 – 2021)

  • Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

  • Friends (1994 – 2004)



Texto: Vicky

Fotografia: Ana Morais



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Endereço

Casa Luzia

Rua do Serro, 403, Centro, Santa Luzia - MG

Telefone e
Whatsapp

(31)97100-6726

Email

Redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page